Irmãs de Santa Catarina, VM

A Congregação das Irmãs de Santa Catarina, V.M., foi fundada por Regina Protmann, em 1571, em Braunsberg, Ermland. A primeira Constituição foi aprovada pelo Bispo Martinho Cromer, em 1583, e, após adaptação e reformulação, em 1602, obteve aprovação pontifícia. Madre Regina escolheu Santa Catarina V. M.. Padroeira da Igreja Matriz de sua cidade, Braunsberg, como protetora da Congregação.

Nós, Irmãs de Santa Catarina V.M., membros da igreja pelo Batismo, nos propomos viver, comunitariamente, o Evangelho e consagrar-nos inteiramente a Deus, “Para servir a Jesus Cristo, com toda a dedicação, segundo seu Conselho”.

Respondendo ao chamado especial do Senhor, queremos viver o seguimento de Jesus Cristo, em união com Deus, na oração, na comunidade fraterna e na doação pela profissão dos conselhos evangélicos de castidade consagrada, de pobreza e de obediência.

Fiéis ao Carisma e à Espiritualidade de nossa Fundadora, Regina Protmann – um dom de extraordinário amor a Deus, vivido na oração e no serviço – assumimos a missão evangelizadora no servir aos irmãos, nas áreas da saúde, educação cristã e de outras formas de serviço social e de ação pastoral, atentas aos sinais dos tempos, às necessidades da Igreja e às exigências locais.

Pela emissão dos votos, nós nos comprometemos, diante de Deus e da Igreja, viver esta forma de vida e observar a Constituição da Congregação das Irmãs de Santa Catarina, V.M. (Constituição da Congregação das Irmãs de Santa Catarina, VM)