Novenas

Oração a Madre Regina

Ó meu Senhor e meu Deus, nós te louvamos e agradecemos pelo teu grande amor com que agraciaste Madre Regina e pelo amor à Igreja e ao próximo que nela infudiste. Impelida pelo amor esponsal a Ti, dedica-se aos pobres e necessitados; visita e assiste os doentes; educa as crianças e os jovens; permanece atenta e sensível aos apelos da Igreja e às necessidades de seu povo e do mundo. Senhor nosso Deus, tocados pelo exemplo da radicalidade evangélica e do testemunho da sua vida, suplicamos, por sua intercessão, a graça da conversão, do amor profundo a Ti, da generosidade no serviço humilde e gratuito ao irmão. Isto te pedimos por Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Oração a Madre Regina

Senhor Jesus, aqui estamos em tua presença. Nós te louvamos e te agradecemos a graça de termos a bem-aventurada Regina Protmann, mulher sadia e forte, como nossa intercessora. Tu a fizeste ser “mãe dos pobres”, mestra e amiga das crianças e dos jovens, esperança dos aflitos e dos abandonados. Atende o pedido da bem-aventurada Regina, que tu abençoaste, e socorre-nos em nossas famílias em crise, nossas crianças sem lar, nossos jovens sem rumo, nossos doentes sem médico, nossos pais de família sem emprego, nossos velhinhos sem consolo. Assim como Regina, queremos viver unidos em nossa comunidade e fé e de vida cristã. Concede-nos, por sua intercessão, a graça (mencionar), para tua maior honra e glória e para o nosso bem. Assim seja!

Oração pela canonização da bem-aventurada Regina Protmann

Deus de bondade e misericórdia, nós vos agradecemos a beatificação de Madre Regina, pela qual confirmastes a missão de sua Família Religiosa, a serviço do Reino de vosso Filho Jesus Cristo. Concedei-nos, para vossa glória, a graça de, em breve, podermos nos alegrar com sua canonização. Nós vo-lo pedimos por Jesus Cristo nosso Senhor. Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.

Oração a Santa Catarina

Senhor, nosso Deus, nas tribulações Tu nos revelas o poder de Tua misericórdia. De Ti, Santa Catarina recebeu a graça de suportar o martírio. De Ti nos venha também a força de confiar em Teu auxílio em todas as necessidades. Isto Te pedimos por Jesus Cristo. Amém.

Oração pedindo a intercessão de Santa Catarina

Gloriosa santa Catarina, modelo de virtude, por aquela fé que vos animava desde a mais tenra idade e que vos fez tão agradável aos olhos de Deus, que merecestes não só a coroa do martírio, mas que também confundistes os sábios deste mundo e os convertestes a Cristo, alcançai-nos a graça de conservarmos em nossos corações a fé, em toda a sua pureza e de nos confessarmos cristãos não somente por palavras, mas também por obras, para que Jesus, de quem damos testemunho diante dos homens, nos confesse e glorifique diante do Pai. Ó Santa Catarina, Virgem forte na fé, por aquela constância com que conservastes vossa Consagração a Cristo, no meio do mundo corrompido, alcançai-nos de Deus o espírito de fortaleza para vencermos todas as tentações e nos conservarmos puros de coração. Ó Virgem ardente no amor, por aquela força que abrasava o vosso coração na fidelidade ao amor de Deus e à missão para a qual Deus vos chamou e que vos fez suportar tantos sofrimentos e torturas, alcançai-nos de Deus a graça que purifica o nosso amor, para que possamos um dia participar da mesma glória que merecestes pelo vosso martírio. Amém.

Novena a Santa Catarina

Oração preparatória (para todos os dias):

Ó Deus, nosso Pai, vós quereis que bendigamos e glorifiquemos vossos santos, com os quais, cheio de clemência e de amor, repartistes os tesouros de vossa bondade e misericórdia. Humildes e confiantes, estamos em vossa presença e, durante esta novena em honra de Santa Catarina, nós vos pedimos a graça … (mencionar a intenção).

Dai-nos, também, a graça de vivermos de acordo com vossa vontade. Livrai-nos de todo pecado e tornai-nos zelosos na prática do bem. Permanecei conosco em todas as tentações, e recebei favoravelmente nossos pedidos durante esta novena.

(Segue a reflexão do dia). Pai nosso, Ave Maria, Glória ao Pai. V. Rogai por nós, Santa Catarina. T. A fim de obtermos o verdadeiro espírito de Jesus Cristo.

Oração final (para todos os dias):

Ó Deus, que entre outros milagres de vosso poder, destes a Santa Catarina a glória do martírio,

concedei-nos propício que, por sua intercessão, caminhemos para vós segundo seu exemplo de amor e fidelidade. Amém!

1º dia – Virtuosa mártir, Santa Catarina, vós permanecestes até à morte constante na fé, na esperança e no amor a Deus e ao próximo. Intercedei por nós e obtende-nos a graça de perseverar na prática de boas obras até que, passando esta vida, possamos ser admitidos no Reino Eterno. Amém!

2º dia – Corajosa virgem, Santa Catarina, que generosamente suportastes sofrimento e afrontas com firmeza e por amor a Cristo, pedi a Deus por nós, afim de que recebamos com fé as provações de toda sorte que nos acontecerem, para que nossa fé seja purificada. Amém!

3º dia – Gloriosa Santa Catarina, desde a juventude vos consagrastes exclusivamente a Jesus Cristo, amando-o sobre todas as coisas e de todo o coração, e nada vos pôde separar dele. Intercedei por nós a fim de que, pelo amor fiel, nos unamos a Jesus Cristo, nosso Salvador. Por seu amor, renunciemos a todo pecado e em tudo sejamos conforme a vontade salvífica de nosso Deus. Amém!

4º dia – Santa Catarina, mártir, fostes inabalável e firme em vossa fé. Corajosa e heroicamente a confessastes diante do imperador pagão, selando-a com vosso sangue. Intercedei por nós para que tenhamos a felicidade de viver a verdadeira fé e nela perseverarmos. E que, assim, possamos permanecer fiéis à Igreja de Jesus Cristo, dando testemunho, por palavras e ações, daquilo que cremos. Amém!

5º dia – Santa Catarina, virgem, por amor a Cristo conservastes a pureza do corpo e do espírito e renunciastes a qualquer outro valor. Intercedei por nós para que nossos pensamentos, olhos, corações e todo o nosso ser sejam purificados de toda malícia, afim de que, por meio de uma vida casta, testemunhemos a todos o amor de nosso Deus. Amém!

6º dia – Santa Catarina, verdadeira discípula de Jesus Cristo, na escola da cruz conhecestes as vaidades do mundo, renunciastes a suas alegrias e encantos. Por amor a Jesus, suportastes alegre todos os sofrimentos, até o martírio. Nós temos medo de nossa hora e constantemente resistimos ao sofrimento. Intercedei por nós, para que tenhamos coragem de seguir a Jesus Cristo no caminho do Calvário, completando em nossa carne o que falta à sua paixão, para que conheçamos em nossa carne sua Ressurreição. Amém!

7º dia – Heroica Santa Catarina, vós, com a graça de Deus, soubestes resistir a tantas palavras e situações sedutoras, e fostes perseverante até ao martírio. Rogai a Deus por nós, para que nosso sim seja sim e nosso não seja não; desse modo, por palavras e obras, permaneceremos fiéis à vocação para qual fomos chamadas. Amém!

8º dia – Santa Catarina, virgem prudente e sábia, crescestes em um ambiente de honrarias e riquezas. À luz do evangelho de Jesus Cristo, soubestes discernir os verdadeiros valores de nossa existência, e conquistastes a alegria de possuir o supremo Bem. Intercedei por nós, a fim de que não nos deixemos ofuscar pelo falso brilho da riqueza e do poder, mas, com um coração de pobre, encontremos o tesouro do Reino do Céu. Amém!

9º dia – Santa Catarina mártir, na oração encontrastes o alimento de vossa fé e a coragem de caminhar na fidelidade de vossa consagração a Jesus Cristo. Vencestes as tentações e sofrestes o martírio. Rogai a Deus por nós, para que sejamos dóceis ao Espírito que nos foi dado para manifestarmos toda a verdade e, guardando sua Palavra em nosso coração, possamos viver a vida de verdadeiros filhos de Deus. Amém!

Novena à bem-aventurada Regina Protmann

1º dia – Regina, a Mulher Profética.

Regina sempre buscou a presença de Deus. Iniciemos invocando a Santíssima Trindade: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Oração preparatória (para todos os dias)

Ó Deus que, anualmente, nos alegrais com a celebração da festa de Madre Regina, concedei-nos que, durante esta novena, sejamos impelidas pelo exemplo de suas virtudes, a seguir Jesus Cristo na vida de intimidade com o Pai, na vivência da pobreza radical, na fortaleza à prática do bem, e na atitude de serviço e de doação ao próximo. Concedei-nos, pela intercessão de Madre Regina, a graça… para a vossa glória. Amém. Por sua vida de comunhão com o Senhor, de amor e serviço à Igreja Local, de profundo respeito e carinho pelos irmãos mais pobres, Regina foi, de fato, uma mulher profética que anunciou Jesus Cristo, denunciando toda injustiça e todo pecado. Na alegria de formarmos uma grande família no amor, rezemos como Jesus nos ensinou – Pai Nosso… Ave Maria e Glória ao Pai.

Oração conclusiva: (para todos os dias)

Ó Deus, que fizeste com que Madre Regina fosse atenta aos apelos do Espírito Santo e infundiste nela o Teu Amor que a atraiu a Jesus Cristo e às necessidades do seu povo, e por meio dela deste à Igreja uma família religiosa, nós Te pedimos: plenifica nos no Teu Amor e no zelo pelo serviço do Teu Reino. Te pedimos, por Jesus Cristo, na Unidade do Espírito Santo. Amém.

2º dia – Regina, a mulher de um grande amor à Igreja.

Madre Regina deve ter meditado as parábolas do Reino, do grão de mostarda, símbolo da Igreja de Jesus. Também as palavras de Jesus a Pedro deveriam estar bem gravadas em seu coração: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos céus…”(Mt 16,18-19) Oração preparatória como no 1º dia.

Deus sempre chama e motiva pessoas corajosas a continuarem a obra de Cristo. Regina foi uma destas mulheres chamadas a seguir Jesus na vida contemplativa e ativa. Estava sempre atuando em comunhão com a Igreja paroquial e tinha grande zelo em cuidar da casa de Deus e das coisas do altar. Elevemos nosso coração a Deus, rezando: Pai Nosso… Ave Maria… Glória ao Pai…. Rezemos a oração conclusiva como no 1º dia.

3º dia – Regina, mulher orante.

Estamos no terceiro dia da novena e queremos, hoje, contemplar Madre Regina como a mulher orante. Que Jesus nos ensine a sermos pessoas orantes do jeito que foi Madre Regina. Rezemos a oração preparatória de todos os dias.

“Tinha grande atração e alegria na oração. Esta era incessante e contínua. Eu e outras pessoas a vimos com nossos olhos. Todos os domingos e festas, ficava cinco horas de joelhos num lugar especial na igreja, perseverando na oração. Era para admirar como podia fazer isto na sua idade avançada. Todo o seu sentimento e o seu coração eram para a Igreja” (Biografia). Jesus é a verdadeira vinha, cheia de vida e nós somos os ramos. Que a oração nos ajude a permanecer sempre unidos a ele. Rezemos: Pai Nosso… Ave Maria… Glória ao Pai… Rezemos a oração conclusiva para todos os dias.

4º dia – Regina, mulher da esperança.

Hoje, no 4º dia da novena, queremos olhar para Madre Regina como a mulher da esperança. Unidos ao Deus da vida, Deus da esperança, cantemos alegres à Santíssima Trindade… em nome do Pai…. A esperança que animou e consolou Madre Regina durante toda a vida, tanto nos bons como nos maus dias, sustentou-a, iluminou-a, principalmente, durante as oito semanas de sua última e dolorosa doença. Como se havia abandonado inteiramente à Vontade de Deus, mostrou sempre, claramente, como muitas vezes já o fizera, o seu ardente desejo do Paraíso, esperando e recebendo, por isso, a morte, com alegria sobrenatural, como coroa de sua fé firme e de consoladora esperança. Seu lema: COMO DEUS QUER! expressa sua esperança e sua fé em Deus no presente e no futuro!

Rezemos o salmo da esperança:

“Senhor, ajuda-me a acender um fósforo sem maldizer a escuridão;

a batalhar pela verdade, sem compactuar com a mentira;

a renunciar ao egoísmo, servindo com generosidade;

a sorrir mesmo quando estou abatido, cansado;

a estender a mão a quem precisa de arrimo;

a levar um pouco de fé e esperança ao mundo descrente;

a morrer humildemente, como o grão de trigo, para depois frutificar searas de luz, de justiça e fraternidade.

Senhor, que eu perca tudo, menos a fé, a tranquilidade e a esperança!”

Pai Nosso…. Ave Maria… Glória ao Pai…

Rezemos a oração conclusiva para todos os dias.

5º dia – Regina, mulher atenta aos sinais dos tempos.

Peçamos ao Pai que nos faça, cada vez mais, pessoas atentas e sensíveis aos sinais dos nossos tempos como foi Madre Regina.

Rezemos a oração preparatória. A exemplo de Regina, que se dedicou especialmente aos pobres e necessitados, e estava sempre pronta a ajudá-los, dediquemo-nos aos pobres e abandonados. Em suas necessidades, reconheçamos o apelo do Senhor para a doação total e desinteressada.

Renovemos nossa fé e nosso compromisso de seguir Jesus Cristo, a exemplo de Madre Regina, rezando o salmo 137:

1 – Assumo plenamente o compromisso da minha fé, Senhor. Desafiando os poderosos, é a ti que eu quero louvar. Com profundo respeito me inclino na tua presença. Venho reafirmar a minha adesão a ti.

2 – Pois tu me provaste teu amor e tua fidelidade, cumpriste a tua Palavra além de todas as exigências. Quando te invoquei, tu me atendeste, fazendo renascer em mim a coragem de viver. Fica comigo até o fim, Senhor, pois teu amor fiel é eterno. Não abandones jamais a obra que começaste!

Pai Nosso… Ave Maria… Glória ao Pai…

Rezemos a oração conclusiva.

6º dia – Regina, mulher de grande amor ao próximo.

“Todas as vezes que fizestes o bem a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes” (Mt 25,40). Estas palavras encontraram forte eco no coração de Regina. Como escreveu seu biógrafo, “a caridade cristã ardia em seu coração. Dedicava-se, com a máxima atenção, seriedade e ajuda aos pobres, necessitados e doentes. Ia aos hospitais, lavava os pés dos pobres e doentes, fazia curativos em suas feridas e seu último gesto era um beijo afetuoso. Em casa lavava as ataduras, preparava chás e pomadas e, com seu carinho, tirava a muitos da miséria. Abrigava e tratava doentes pobres em sua casa até seu restabelecimento completo”. Em silêncio, contemplemos Madre Regina em seus gestos de amor. Pai Nosso… Ave Maria… Glória ao Pai… Rezemos a oração conclusiva.

7º dia – Regina, mulher de ardente amor à Eucaristia.

Neste dia, queremos contemplar Madre Regina como uma mulher de imenso amor à Eucaristia e que buscava viver, em seu cotidiano, o Mistério Pascal. Que Jesus, em sua Vida, Paixão, Morte e Ressurreição seja para nós, assim como foi para Regina, o centro inspirador de nossos trabalhos e relacionamentos, de nossa vida e de nossa espiritualidade. Rezemos a oração preparatória.

“Acima de tudo, ela deixou transparecer seu zelo especial para com o Santíssimo Sacramento do altar. Raramente vi uma pessoa que tivesse tanto zelo em ouvir a Palavra de Deus. Seu coração e seus pensamentos estavam sempre voltados para a casa de Deus; tinha, por isso,

verdadeiro e especial zelo por todas as coisas da Igreja. Diariamente, Regina e suas irmãs contemplavam Jesus Cristo e o Mistério de sua Paixão, morte e ressurreição” (Biografia).

Pai Nosso…. Ave Maria… Glória ao Pai…

Oração conclusiva.

8º dia – Regina, mulher humilde.

Hoje, queremos contemplar a humildade de Madre Regina e que o Senhor nos dê a graça de vivermos esta virtude cristã. Rezemos a oração preparatória. Uma das grandes virtudes de Madre Regina era a humildade, vivenciada no amor a Deus e no serviço aos irmãos. Ela colocou como alicerce de sua obra o seguimento de Jesus pobre, humilde e crucificado. Suas mãos executam os trabalhos mais humildes, lavavam as ataduras fétidas dos enfermos que tratava, seus dedos manejavam a roca. Contra as tentações, dizia ela às suas irmãs: queridas filhas, quereis permanecer ilesas nas tentações, sede humildes, amai a santa obediência e rezai. A humildade é condição indispensável para acolher o Reino de Deus. Pai Nosso… Ave Maria… Glória ao Pai… Rezemos a oração conclusiva.

9º dia – Regina, mulher que nos aconselha.

No 9º dia de nossa novena, depois de termos feito caminho com Regina, na busca de aprender com ela o verdadeiro seguimento de Jesus, hoje, mais uma vez, ela nos toma pela mão e nos leva até ele, através de seus conselhos deixados no Testamento Espiritual escrito de próprio punho. Rezemos a oração preparatória. Quando se reflete carinhosamente sobre o Testamento de Madre Regina, constata-se que encerra um projeto de vida, que não é fácil de ser realizado. Vida que gera comunhão com Deus e com os irmãos.

Testamento de Madre Regina:

“Minha humilde e maternal exortação a vós, minhas queridas Irmãs, é que sempre andeis com fidelidade diante de Deus, o Senhor, e de nosso amantíssimo esposo, Cristo Jesus, e diante de todos os homens, com dignidade e simplicidade, com profunda humildade, com verdadeira paciência, com perfeita obediência e caridade cristã. Aprendei, queridas Irmãs, a mortificar, não só as paixões perigosas, mas também, os pequenos e insignificantes desejos desordenados, que possam prejudicar a vossa vocação e estado religioso, como: tagarelice, suspeitas e pensa-mentos vãos, ociosidade e risos levianos. Empenhai vos, com todo zelo, para que não apenas entre vós vos ameis cordial, e frater-nalmente, mas que também tenhais boa paz com toda e qualquer pessoa. Assim o bom Deus vos ajudará em tudo e vos abençoará”. Pai Nosso… Ave Maria… Glória ao Pai… Rezemos a oração conclusiva.